sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Prefeitura e Cohab firmam parceria

  Prefeitura e Cohab firmam parceria para obras de esgotamento sanitário e drenagem no bairro Élisson Prieto

Investimento garantirá infraestrutura completa, melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade urbana na região

 



Araípedes Luz – Secretaria de Comunicação/PMU

 

Representantes da Prefeitura de Uberlândia e Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) se reuniram, nesta sexta-feira (24), para consolidar a garantia do recurso para a execução as obras de infraestrutura do bairro Elisson Prieto, cujo edital de licitação foi publicado no início da semana. Estiveram presentes o prefeito Paulo Sérgio, os secretários municipais de Governo, Renato Rezende, de Infraestrutura, Guilherme Marques, e de Planejamento Urbano, Roberta Braga, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Rodrigo Lacerda, e o presidente da Cohab, Márcio Bernardino.


Durante a reunião, a Cohab deu garantias do envio de R$ 47,6 milhões para a execução das obras somados a recursos do Fundo Especial do Triângulo do Glória (FETG), criado e mantido pela Associação de Moradores do Bairro Élisson Prieto, que também serão repassados para a execução da nova infraestrutura.


Segundo o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda, o projeto representa um avanço essencial para o desenvolvimento urbano sustentável daquela região. “Essa obra é fundamental para acompanharmos o crescimento urbano do Élisson Prieto. Com o novo sistema de drenagem e esgotamento sanitário, garantiremos mais qualidade de vida à população, segurança hídrica e condições para novos investimentos na região”, destacou.


O investimento integra um projeto maior de infraestrutura urbana, cujo valor total licitado é de R$ 61,5 milhões. As obras incluem a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, de drenagem pluvial, incluindo a travessia sob a Rodovia BR-050, além da pavimentação de vias em áreas com adimplência dos moradores junto ao fundo habitacional.


As melhorias incluem 15 quilômetros de rede coletora de esgoto, uma estação elevatória, além de mais de 7 mil metros de rede de drenagem pluvial e quase 100 mil metros quadrados de pavimentação. A conclusão das obras trará redução de alagamentos, melhoria da mobilidade urbana, valorização imobiliária e fomento ao desenvolvimento socioeconômico da região, além de eliminar o despejo irregular de esgoto, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.


A licitação já está em andamento, com abertura das propostas prevista para o dia 16 de dezembro, e o início das obras previsto para o primeiro semestre de 2026. O prazo de execução será de 30 meses após a assinatura da ordem de serviço.

 

24/10/2025

Felipe Ponzio

imprensadmae@gmail.com

3233-4309/4310/4311

Larry Taylor anuncia aposentadoria

 

Header

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025

Larry Taylor anuncia aposentadoria e será homenageado no jogo entre Bauru Basket e Caxias do Sul

Americano naturalizado brasileiro fez história no NBB CAIXA em 17 temporadas, defendendo Bauru Basket, Mogi Basquete e Caxias do Sul Basquete

O dia que parecia distante, quase impossível de imaginar, finalmente chegou. Larry Taylor, o “Alienígena”, armador que se tornou sinônimo de garra, talento e paixão pelo basquete, anunciou sua aposentadoria. Um adeus às quadras que deixa uma saudade antecipada, lembranças inesquecíveis e um legado que transcende números e títulos.

Natural de Chicago (EUA), Larry chegou ao Brasil em 2008, aos 28 anos, trazendo na bagagem sonhos, talento e uma enorme vontade de escrever sua história no basquete brasileiro. Logo conquistou os torcedores do Bauru Basket com suas jogadas de outro mundo, o que, claro, gerou o apelido que o eternizaria: Alienígena.

Sua trajetória vai muito além dos lances espetaculares. Ele conquistou corações com sua humildade, alegria e entrega absoluta em cada minuto de cada partida. Ao longo de 13 temporadas no Bauru Basket, em duas passagens memoráveis, Larry colecionou feitos que o colocaram como uma lenda. Foi bicampeão paulista (2013 e 2014), campeão da Liga Sul-Americana (2014) e campeão da Liga das Américas (2015).

No Brasil, além do Bauru Basket, o armador também teve a oportunidade de defender o Mogi Basquete por três temporadas do NBB CAIXA, totalizando 107 jogos, sendo campeão Paulista e da Liga Sul-Americana em 2016. Por fim, ele atuou pelo Caxias do Sul Basquete, sua última equipe na carreira. O jogo contra o Flamengo, em 2 de maio de 2025, pelas oitavas de final da edição 2024/25, se tornou oficialmente sua despedida.

Mas talvez nenhum momento tenha sido tão emocionante quanto em 2012. Naturalizado brasileiro, Larry representou o País nos Jogos Olímpicos de Londres, realizando o sonho de todo atleta de sentir o coração do Brasil pulsando dentro do maior palco do esporte mundial.

“A vida de atleta tem prazo. E senti que, para mim, chegou a hora de avançar para a próxima fase. É uma decisão muito difícil, mas estou em paz com essa escolha”, disse Larry.

Eternizado na história

O armador se posicionou entre os jogadores lendários do NBB CAIXA. Larry é o terceiro em número de jogos (584), o quinto maior pontuador (6,726 pontos), o quarto em assistências (2,181), o nono em rebotes (2,419), o quinto em eficiência (7,871) e o líder em recuperações de bola (813). Foram ainda 28 duplo-duplos e quatro triplo-duplos.

Mas mais do que estatísticas, ele deixou uma marca invisível, porém indelével. A energia de um jogador que jogava com o coração, que transformava quadras em palcos de emoção e que inspirava todos ao seu redor a se superarem.

Rodrigo Franco Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete, resumiu o sentimento neste momento. "Larry Taylor é uma lenda do basquete brasileiro. Já defendeu nossa Seleção em Mundiais e Olimpíadas e tem várias marcas significativas na nossa liga. No entanto, mesmo com tudo que ele entregou dentro de quadra de forma tão brilhante, talvez a maior habilidade do Larry seja fora da quadra. É difícil apontar um cara tão gentil, educado e gente boa quanto o Larry", disse o dirigente.

"Ele é nascido nos Estados Unidos, mas incorporou o espírito da nossa terra e hoje podemos dizer que é um dos grandes brasileiros da história do nosso basquete. Vai fazer falta no NBB CAIXA, mas esperamos que o legado dele nunca seja esquecido", completou.

Homenagem

Larry será homenageado no dia 30 de outubro, durante o jogo contra o Caxias do Sul, pelo NBB CAIXA. Entre outras ações, a cerimônia marcará a eternização da camisa número 4 na parede do ginásio Panela de Pressão. Na mesma ocasião, será lançada a campanha “Missão Cumprida”, um selo que simboliza a carreira de um jogador que transcendeu o basquete para se tornar mito. Criado pelo designer Joaquim Xavier, ele será estampado no uniforme 2 do Bauru Basket ao longo de toda a temporada 2025/26.

"Tinha que ser em Bauru. Tenho muito amor por essa cidade. É claro que também guardo com carinho as passagens por Caxias e Mogi. Mas Bauru foi a cidade em que joguei mais tempo. Pra mim, aqui é a minha casa. Bauru é quem tem o meu coração", afirmou Larry.

O armador se despede das quadras, mas nunca do basquete. O Alienígena encerra sua carreira, mas deixa uma história que seguirá inspirando gerações. Cada passe, cada cesta, cada drible permanecerá vivo na memória de quem ama este esporte. E assim, Larry deixa o jogo, mas o jogo nunca o deixará.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Cruzeiro do Sul Virtual, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

BAURU BASKET 7338
(Andrews Clayton)

BAURU BASKET 7338 (Andrews Clayton)

Alta | Web

Larry mogi
(Arquivo/LNB)

Larry mogi (Arquivo/LNB)

Alta | Web

Larry caxias Thais Sousa
(Thais Sousa)

Larry caxias Thais Sousa (Thais Sousa)

Alta | Web

larry-taylor-bauru-basket-vibra
(Divulgação)

larry-taylor-bauru-basket-vibra (Divulgação)

Alta | Web

images (65)
(Divulgação)

images (65) (Divulgação)

Alta | Web

Footer

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Câmara Municipal de Uberlândia

 Câmara Municipal de Uberlândia

 

Destaque do Dia


 

Projetos de lei são aprovados em primeira e segunda votação durante a décima (última) reunião plenária ordinária do mês de outubro


 

Primeira discussão e votação

 

01.Projeto de Lei Ordinária N°. 249/2025 – de autoria do vereador Sargento Ednaldo (PP), que dispõe sobre a possibilidade de pagamento via pix, no momento da suspensão (corte), do fornecimento de água e dá outras providências. O projeto, que apresenta substitutivo às folhas 01, deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.

 

De acordo com o projeto de lei, fica garantido ao morador ou responsável pelo imóvel, na qualidade de consumidor do fornecimento de água, o direito de efetuar o pagamento via PIX no momento da suspensão (corte) do serviço em caso de inadimplência.

 

“A empresa responsável pela suspensão (corte) do fornecimento de água deverá comunicar ao morador ou responsável pelo imóvel, de forma clara e acessível, a possibilidade de regularizar a dívida por meio de pagamento via PIX no momento da suspensão (corte)”, explica o autor da proposta.

 

Ele reitera que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) deverá incluir, em todas as faturas do fornecimento de água, a possibilidade do pagamento via PIX, disponibilizando um QR Code visível e acessível para esse fim: evitar a suspensão (corte).

 

O projeto de lei foi aprovado por votação simbólica.

 

Maioria simples.

 

O projeto de lei foi aprovado em segundo turno por votação simbólica.

 

Maioria simples.


 

02.Projeto de Lei Ordinária N°. 721/2025 – de autoria do prefeito municipal, que autoriza a abertura de crédito suplementar no orçamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e a transferência de recursos, no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), às entidades que menciona. O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

A proposição tem por objetivo a transferência de recursos para duas organizações da sociedade civil, cujo foco é a execução e otimização de serviços socioassistenciais vinculados à política de assistência social a fim de garantir a proteção do público-alvo, notadamente crianças/adolescentes.

 

Importante mencionar que as instituições: a) Comunidade Casa - Unidade Guarani e b) Instituto Politriz - Campo Alegre - já são parceiras da administração municipal, as quais vêm executando um serviço de excelência no que diz respeito à convivência e ao fortalecimento do vínculo de crianças e adolescentes.

 

O projeto de lei foi aprovado por 20 votos favoráveis.

 

Seis ausências.

 

O projeto de lei foi aprovado, em segunda votação, por 20 votos favoráveis.

 

Seis ausências.


 

03.Projeto de Lei Ordinária N°. 720/2025 – de autoria do prefeito municipal, que dispõe sobre o serviço de acolhimento em república para atendimento a jovens desligados ou em processo de desligamento de instituições de acolhimento e dá outras providências. O projeto, que apresenta emenda às folhas 01, deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.

 

A proposta de lei tem por objetivo a execução de uma política pública voltada para os jovens em situação de vulnerabilidade social, após completarem a maioridade, desligados do serviço de acolhimento institucional.

 

“O Sistema Único de Assistência Social - SUAS - contempla a solução na forma de repúblicas, serviços inseridos na modalidade de proteção social especial, que têm por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa dos direitos, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção das famílias e dos indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos”, justifica.

 

O projeto visa ainda atribuir ao município o oferecimento de vagas em serviços de acolhimento em repúblicas, destinadas a jovens maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social, no âmbito da proteção social especial, com preferência para aqueles com idade entre 18 e 21 anos, egressos do serviço de acolhimento familiar ou institucional, em estado de abandono, em situação de risco social e pessoal, que apresentem vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, sem condições de moradia e/ou de subsistência.

 

O projeto de lei foi aprovado por votação simbólica.

 

Maioria simples.

 

O projeto de lei foi aprovado em segundo turno por votação simbólica.

 

Maioria simples.


 

04.Projeto de Lei Ordinária N°. 706/2025 – de autoria da vereadora Thais Andrade (UNIÃO BRASIL), que institui a Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Nanismo, cria o Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo e dá outras providências. O projeto, que apresenta emendas, deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.

 

Segundo o projeto de lei, fica instituída a Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Nanismo, a qual deverá ser realizada anualmente na quarta semana do mês de outubro. Fica criado o Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo, o qual deverá ser realizado, anualmente, no dia 25 de outubro.

 

“A Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Nanismo e o Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo passarão a integrar o Calendário Oficial do Município de Uberlândia”, acrescenta.

 

A autora da proposta diz que a sua finalidade é difundir os direitos das pessoas com nanismo e de combater o preconceito, quando a sociedade em geral deverá se mobilizar, por meio de parcerias ou colaboração, os órgãos públicos e privados, associações e entidades afins para promover tanto o dia quanto a semana de que trata o projeto de lei.

 

“A Câmara Municipal de Uberlândia reservará, em seu calendário anual, o dia 25 de outubro, para execução das atividades inerentes ao Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo”, conclui.

 

O projeto de lei, emendado, foi aprovado por votação simbólica.

 

Maioria simples.

 

O projeto de lei foi aprovado em segundo turno por votação simbólica.

 

Maioria simples.


 

05.Projeto de Lei Ordinária N°. 722/2025 – de autoria do prefeito municipal, que altera a Lei Nº. 7.365, de 17 de setembro de 1999, que “torna oficial o programa denominado Uberlândia Viva e revoga a Lei Nº. 6311 de 19 de maio de 1995". O projeto deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.

 

O projeto de lei tem por objetivo ampliar, modernizar e renomear o programa atualmente conhecido como "Uberlândia Viva" para "Uberlândia Viva - Prefeitura Presente", bem como requalificar o programa, transformando-o em uma plataforma estratégica de governança participativa.

 

Segundo o autor da proposta, a alteração do nome não é meramente simbólica; reflete um novo paradigma de atuação, que tem como pilar a presença ativa do governo nos bairros, ouvindo, dialogando e construindo soluções em conjunto com a comunidade.

 

“O projeto representa um avanço significativo para a administração pública, alinhando o município às melhores práticas de governança democrática. A aprovação desta medida fortalecerá o vínculo entre a gestão e os cidadãos, promoverá uma cultura de participação e resultará em políticas públicas mais assertivas e alinhadas aos anseios da nossa gente”, acrescenta.

 

O projeto de lei foi aprovado por votação simbólica.

 

Maioria simples.

 

O projeto de lei foi aprovado em segunda votação por 18 votos favoráveis.

 

Um voto contrário.

 

Duas abstenções.

 

Cinco ausências.


 

Em tempo: a próxima reunião plenária ordinária do ano, somente presencial, a primeira reunião plenária ordinária do décimo período da primeira sessão ordinária, deverá ser realizada no próximo mês, dia 03 de novembro, em horário regimental, com início provável às 9 horas, no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia.


 

Atenciosamente,

Frederico Queiroz

Jornalista

(34) 3239-1130 / 3239-1131

(34) 98811-6510

Coloque sua marca conosco 34 99866 13 98 programação de natal faça seu orçamento

 

RÁDIO MK2STUDIO

Uberlândia - MG - Brasil

 

 

Ouça ao vivo !!

 


  



 
 

 

 

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

quase 80% das cidades não aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar

 

RELEASE

Em Minas, quase 80% das cidades não aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar

16/10/2025

Neste Dia Mundial da Alimentação (16/10), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) abre sequência de matérias com um panorama inédito sobre os desafios e avanços da segurança alimentar no estado. O estudo “Segurança alimentar nos municípios de Minas Gerais: análise de governança, adesão a programas e infraestrutura”, da série “Conhecer para Fiscalizar” mostra, por exemplo, que Minas Gerais tem evoluído na cobertura da alimentação escolar e na integração de programas federais, mas ainda enfrenta desigualdades regionais e fragilidades na governança pública da política alimentar.

De acordo com o levantamento, apenas 178 dos 853 municípios mineiros (20,87%) aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que articula ações entre educação, saúde, agricultura e assistência social. Isso significa que 675 cidades mineiras (79,13%) não estão inseridas no SISAN.

Se, por um lado, as microrregiões de Caratinga, Bocaiúva e Capelinha se destacam positivamente, com taxas de adesão superiores a 70%, de outro há microrregiões inteiras que ainda não contam com nenhum município integrado ao SISAN, como Andrelândia, Barbacena, Lavras e Pouso Alegre.

A baixa adesão, conforme o relatório, indica que as ações de enfrentamento à fome são “pontuais e pouco articuladas” em grande parte dos municípios. Além disso, dificulta a obtenção de apoio técnico e financeiro para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (PNAE), ambos considerados pilares da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).

O documento também evidencia inconsistências na infraestrutura das escolas municipais. Embora 78,2% das matrículas estejam em unidades com refeitório, cozinha, despensa e profissional de alimentação, cerca de 397 mil alunos e alunas ainda estudam em locais sem todos esses itens. E um dado ainda pior: 2,6 mil estudantes estão matriculados em unidades de ensino que não possuem nenhuma dessas condições básicas de segurança alimentar.

Desafios

As desigualdades regionais são marcantes: microrregiões como as de Teófilo Otoni e de Araçuaí registram mais de 40% dos alunos sem acesso a refeitório, enquanto, no Sul e Centro-Oeste mineiros, existem municípios com estrutura completa e plena adesão a programas nacionais.

Para a equipe de auditoria do TCEMG, a situação reforça a necessidade de se fortalecer a governança local. “A efetividade da política pública de segurança alimentar depende da articulação entre diferentes setores e da alocação adequada de recursos”, ressalta o relatório.

Por outro lado, o levantamento também mostra alguns sinais positivos. Nos últimos anos, houve avanço na execução dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com todas as regiões do estado empenhando mais de 50% do valor previsto até junho de 2025. Microrregiões como Caratinga, Bocaiúva e Capelinha chamaram a atenção pela boa governança e adesão ao SISAN.

Estudo de conhecimento

O relatório produzido pela Diretoria de Fiscalização Integrada e Inteligência (Suricato), por meio da Coordenadoria de Fiscalização Integrada e Inteligência em Orçamento e Políticas Públicas (CFIOP), propõe um recorte da segurança alimentar e nutricional nos municípios do estado de Minas Gerais.

Nos próximos dias, esta série de reportagens pretende repercutir alguns dos pontos enfatizados no documento, como: situação da alimentação nas escolas; infraestrutura escolar; profissionais de alimentação; adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e existência de estrutura orçamentária voltada para a governança da política.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Câmara Municipal de Uberlândia

 Câmara Municipal de Uberlândia

 

Destaque do Dia

 

Veto é mantido e projetos de lei são aprovados em primeira e segunda votação durante a nona (penúltima) reunião plenária ordinária de outubro




Apreciação de veto

 

01.Projeto de Lei Ordinária N°. 433/2025 – de autoria do vereador Adriano Zago (AVANTE), que institui a Semana Municipal pelo Respeito ao Nascimento no Município de Uberlândia e dá outras providências. O veto total deve ser mantido ou rejeitado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

De acordo com a justificativa do veto, no mês de maio já constam datas oficiais e consolidadas no Calendário Nacional de Saúde como o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher (28/05) e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (28/05) que abordam diretamente questões ligadas ao parto e ao nascimento.

 

“A instituição de um novo evento pode gerar sobreposição de atividades,  fragmentação de esforços e o esvaziamento do impacto das campanhas já existentes. A criação de nova data demanda organização, recursos humanos e recursos financeiros, que sem a garantia de resultados proporcionais, pode sobrecarregar a administração municipal”, completa.

 

Por fim, a justificativa afirma que como as ações pretendidas na proposição, aprovada em primeira e segunda votação, já são contempladas pelas políticas públicas municipais, elas podem ser classificadas como ausência de conveniência e oportunidade. Assim, conclui o texto sobre o veto, em análise, assinado pelo prefeito municipal.

 

O veto total foi mantido por 11 votos favoráveis.

 

Nove votos contrários.

 

Seis ausências.


 

Primeira discussão e votação



 

01.Projeto de Lei Ordinária N°. 713/2025 – de autoria do prefeito municipal, que autoriza a abertura de crédito suplementar no orçamento da Secretaria Municipal de Educação no valor de R$ 11.877.131,43 (onze milhões, oitocentos e setenta e sete mil, cento e trinta e um reais e quarenta e três centavos) e a transferência de recursos, no mesmo valor, às organizações que menciona. O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

O projeto de lei tem por objetivo a transferência de recursos financeiros às organizações da sociedade civil parceiras da administração municipal. Esses recursos têm como origem a Secretaria Municipal de Educação - Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

 

O projeto de lei foi aprovado por 22 votos favoráveis.

 

Quatro ausências.

 

O projeto de lei foi aprovado, em segunda votação, por 22 votos favoráveis.

 

Quatro ausências.


 

02.Projeto de Lei Ordinária N°. 714/2025 – de autoria do prefeito municipal, que autoriza a abertura de crédito especial no valor R$$ 544.500,00 (quinhentos e quarenta e quatro mil e quinhentos reais) no orçamento da Secretaria Municipal de Agronegócio e dá outras providências. O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

O projeto de lei tem por objetivo viabilizar a aquisição de uma pá carregadeira destinada à Secretaria Municipal de Agronegócio (SMAGRO).

 

O projeto de lei foi aprovado por 20 votos favoráveis.

 

Seis ausências.

 

O projeto de lei foi aprovado, em segunda votação, por 20 votos favoráveis.

 

Seis ausências.


 

03.Projeto de Lei Ordinária N°. 715/2025 – de autoria do prefeito municipal, que autoriza a abertura de crédito suplementar no orçamento da Secretaria Municipal de Educação no valor de R$ 991.415,50 (novecentos e noventa e um mil quatrocentos e quinze reais e cinquenta centavos) e a transferência de recursos, no mesmo valor, às organizações que menciona. O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

O projeto de lei tem por objetivo a transferência de recursos financeiros às organizações da sociedade civil que oferecem educação infantil. O objetivo será custear gastos com materiais de consumo, contratação de serviços de terceiros e pessoal.

 

O projeto de lei foi aprovado por 20 votos favoráveis.

 

Seis ausências.

 

O projeto de lei foi aprovado, em segunda votação, por 23 votos favoráveis.

 

Três ausências.


 

04.Projeto de Lei Ordinária N°. 581/2025 – de autoria do vereador Ronaldo Tannus (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições de ensino privado aceitarem a matrícula de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo a inclusão escolar e o direito ao acompanhante especializado nos termos da Lei Federal Nº. 12.764/2012 e dá outras providências. O projeto, que apresenta substitutivo às folhas 02, deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.

 

Segundo o autor da proposta, esta lei, quando sancionada, será denominada de Maria Luiza, cujo motivo é a defesa da inclusão e proteção do direito à educação das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

“Fica vedada a recusa da matrícula ou qualquer forma de discriminação, direta ou indireta, contra crianças e adolescentes com TEA, em instituições de ensino privado”, explica.

 

O vereador reitera que em conformidade com a Lei Federal Nº. 12.764/2012, quando houver necessidade comprovada, o estudante com TEA, matriculado em classe comum do ensino regular, terá direito a um acompanhante especializado, sem custos adicionais para a família.

 

“As instituições de ensino que descumprirem esta lei estarão sujeitas a penalidades administrativas. O valor das multas aplicadas será destinado ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod), devendo ser revertido em ações e programas voltados à inclusão e ao apoio educacional de crianças e adolescentes com deficiência”, conclui.

 

O projeto de lei foi aprovado por votação simbólica.

 

Maioria simples.

 

O projeto de lei foi aprovado, em segundo turno, por votação simbólica.

 

Maioria simples.


 

05.Projeto de Lei Ordinária N°. 716/2025 – de autoria do prefeito municipal, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento da Secretaria Municipal de Educação no valor de R$ 5.452.336,18 (cinco milhões, quatrocentos e cinquenta e dois mil, trezentos e trinta e seis reais e dezoito centavos) e a transferência de recursos, no mesmo valor, às organizações que menciona. O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

A presente proposição tem o objetivo de obter autorização legislativa para a transferência de recursos financeiros às organizações da sociedade civil parceiras. Esses recursos têm como origem a Secretaria Municipal de Educação - Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

 

O projeto de lei foi aprovado por 22 votos favoráveis.

 

Quatro ausências.

 

O projeto de lei foi aprovado, em segunda votação, por 23 votos favoráveis.

 

Três ausências.


 

06.Projeto de Lei Ordinária N°. 717/2025 – de autoria do prefeito municipal, que autoriza a abertura de crédito suplementar no orçamento da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção - Emam - no valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) e dá outras providências. O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

A abertura de crédito adicional no orçamento da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção - Emam - no valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais), decorrente de transferência intraorçamentária, realizada pela Secretaria Municipal de Governo - SEGOV – tem por objetivo a contratação de serviços de topografia e arquitetura em atendimento ao projeto de regularização fundiária dos lotes oriundos da antiga Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop), situados no Distrito de Martinésia.

 

“Esse é um projeto piloto que servirá como base para avanços em outros distritos, loteamentos e bairros do município que contem com acervo imobiliário em situação semelhante”, finaliza a justificativa da proposição.

 

O projeto de lei foi aprovado por 23 votos favoráveis.

 

Três ausências.

 

O projeto de lei foi aprovado, em segunda votação por 22 votos favoráveis.

 

Quatro ausências.


 

07.Projeto de Lei Complementar N°. 45/2025 – de autoria do prefeito municipal, que institui o Programa UDI-Industrial Legal. O projeto deve ser aprovado por votação nominal. Maioria absoluta.

 

O objetivo específico do projeto é a regularização da situação dominial de imóveis, originalmente alienados e extintos  pelo próprio município, até o ano de 1978. A medida é essencial para a remoção de ônus, encargos e cláusulas resolutivas obsoletas que ainda incidem sobre estes imóveis.

 

“Tais restrições, embora tenham cumprido um papel histórico, atualmente representam entraves à segurança jurídica e ao pleno desenvolvimento econômico da região, limitando novos investimentos. Ao conferir aos proprietários a faculdade de requerer a extinção desses ônus mediante processo administrativo simplificado, o programa respeita a autonomia da vontade dos interessados e estabelece critérios objetivos e transparentes para a regularização, sempre mediante a comprovação do cumprimento dos propósitos originais que motivaram a alienação dos imóveis”, reitera.

 

O autor do projeto garante que a implementação do programa trará benefícios econômicos diretos e substanciais para Uberlândia. A regularização resultará na valorização imediata desses imóveis e facilitará o acesso ao crédito ao permitir que eles sirvam como garantia real plena.

 

“Esse novo cenário deverá estimular o reinvestimento na modernização e expansão das instalações existentes. Como resultado, deverá haver um forte fomento à economia local com a consequente geração de renda, empregos e desenvolvimento sustentável. O “Programa UDI-Industrial Legal” representa uma política pública de desenvolvimento econômico que reconhece e valoriza a história industrial da cidade enquanto remove obstáculos desnecessários ao seu futuro próspero”, conclui.

 

O projeto de lei foi aprovado por 17 votos favoráveis.

 

Cinco votos contrários.

 

Quatro ausências.

 

O projeto de lei foi aprovado, em segunda votação, por 15 votos favoráveis.

 

Cinco votos contrários.

 

Seis ausências.


 

Em tempo: a próxima reunião plenária ordinária do ano, somente presencial, a décima (última) reunião plenária ordinária do nono período da primeira sessão ordinária, deverá ser realizada amanhã, terça-feira, dia 14 de outubro, em horário regimental, com início provável às 9 horas, no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia.



Atenciosamente,

Frederico Queiroz

Jornalista

(34) 3239-1130 / 3239-1131

(34) 98811-6510